WordPress Claudio Oliveira

Plugins WordPress Indispensáveis Para Qualquer Projeto + Bônus

Os plugins WordPress servem para adicionar funcionalidades e recursos específicos em seu blog, por isso, usar os plugins corretamente pode trazer ótimos resultados, mas tome cuidado para não exagerar na quantidade de plugins, pois alguns blogueiros adoram utilizar recursos de forma demasiada e acabam deixando o blog lento ou até mesmo offline.

O WordPress é sem dúvida a melhor plataforma para se criar blogs e qualquer tipo de projeto online, por isso, se você vai criar um blog, conheça os plugins WordPress que considero indispensáveis para qualquer blog e projeto online, e o melhor, eles ainda são GRÁTIS.

Plugins WordPress Que Considero Indispensáveis

plugins wordpress para blog

1. WordPress SEO (By Yoast)

Sem dúvida o WordPress SEO da Yoast é o melhor plugin de SEO para WordPress, com ele é possível configurar praticamente todo o blog, deixando o mesmo otimizado para aparecer nos mecanismos de busca. Veja o que você pode configurar nesse plugin:

  • Títulos;
  • Meta-Description;
  • Taxonomias;
  • Sitemap XML;
  • Breadcrumbs (trilhas de navegação);
  • Facebook Open Graph;
  • Conteúdo para RSS;
  • e muito mais.

Mas na minha opinião, o grande diferencial desse plugin WordPress está na avaliação que ele faz de cada artigo do seu blog, ele identifica os pontos positivos e negativos do seu post e aponta o que precisa ser corrigido para que seu artigo tenha mais chances de aparecer bem posicionado.

Link do Plugin WordPress SEO (By Yoast)

2. W3 Total Cache

O W3 Total Cache é um plugin WordPress essencial para qualquer projeto, ele ajuda a aumentar a velocidade de carregamento do seu blog.

Ele armazena em cache alguns aspectos e recursos do seu blog, dessa forma, o tempo de carregamento é reduzido drasticamente, resultando em um blog mais rápido. Vale lembrar que a velocidade de carregamento do site é um dos principais fatores de ranqueamento. (No final desse artigo tem um bônus para Você)

Link do Plugin W3 Total Cache

3. JetPack

O JetPack é sem dúvida o plugin WordPress mais completo que eu conheço, dentro desse poderoso plugin você vai encontrar diversas funcionalidades,  como formulário de contato, botões de compartilhamento nas redes sociais, monitor de servidor, serviço de newsletter e muito mais.

Link do Plugin JetPack

4. Akismet

O plugin Akismet protege seu blog contra comentários spam e trackbacks, sabemos que esse tipo de comentário além de chato, pode ser nocivo para a reputação do seu blog.

Link do Plugin Akismet

5. Quick AdSense

É claro que você deseja monetizar seu blog, por isso, o plugin WordPress Quick AdSense é indispensável em seu projeto, com ele é possível exibir banners e anúncios de texto em diversas partes do seu blog.

E não se engane com o nome do plugin, pois é possível exibir qualquer tipo de publicidade, mesmo não sendo anúncios do AdSense.

Link do Plugin Quick AdSense

Bônus Incrível

Uma das maiores dificuldades de quem está iniciando seu primeiro blog no WordPress é configurar corretamente alguns plugins, principalmente o plugin W3 Total Cache.

Pensando em ajudar essas pessoas que estão iniciando, resolvi disponibilizar um arquivo de backup das configurações que utilizo no W3 Total Cache, dessa forma você não precisa configurar nada, será necessário apenas fazer o upload desse arquivo em seu plugin e pronto, seu W3 Total Cache já estará totalmente configurado.

  1. Instale o Plugin W3 Total Cache
  2. Faça o download do Arquivo AQUI
  3. No seu painel do WordPress vá em “Performance” > “General Settings”
  4. No final da página selecione o arquivo baixado na opção “Import Configuration”, clique em Upload e pronto!

import-config-w3-total-cache

Esses são os plugins que utilizo em todos os meus projetos, se você tiver alguma dúvida basta deixar um comentário que responderei o mais breve possível ok.

Plugins WordPress Indispensáveis Para Qualquer Projeto + Bônus
5 (100%) 3 votes

Sobre o autor | Website

Meu nome é Claudio Oliveira, sou carioca, casado, além disso, sou empreendedor e blogueiro profissional desde 2009. Nesse blog vou compartilhar tudo que aprendi e continuo aprendendo sobre empreendedorismo, marketing e técnicas de vendas online.

Cadastre Seu Melhor E-mail e Receba GRÁTIS Conteúdo Exclusivo e Dicas sobre TRABALHAR EM CASA pela Internet

Não se preocupe! Também odeio SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Dicas importantíssimas! Obrigada por compartilhar conosco. Hoje consegui colocar em prática tudo. Só tenho a agradecer

    • Claudio Oliveira disse:

      Olá Cris, fico muito feliz que tenha gostado das dicas, inclusive que as mesmas lhe tenham sido úteis!
      Desejo sucesso!

  2. Ola Cláudio.

    Não sabia que com o Jetpack também é possível criar formulários de contato, para essa funcionalidade, sempre utilizo o Contact Form 7.

    Muito bom encontrar um novo site seu.

    Grande abraço e sucesso.

    • Claudio Oliveira disse:

      Olá Robson,
      fico feliz que o post tenha sido útil, que bom que gostou do site!
      Abraço e sucesso pra você também!