Ganhar Dinheiro Claudio Oliveira

Encontrar Micro Nicho de Mercado Lucrativo Para Criar Um Blog

Para se ganhar dinheiro com blogs, o primeiro passo é definir o nicho de mercado que se deseja trabalhar, ou seja, o assunto que seu blog irá abordar. Eu considero essa etapa uma das mais importantes, por isso, recomendo que você gaste boa parte do seu tempo avaliando os possíveis nichos de mercado para seu blog.

Essa é uma das principais dúvidas de quem está iniciando no marketing digital, e nesse artigo, quero te dar algumas dicas interessantes para lhe ajudar a escolher o nicho de mercado para seu blog.

O que é Nicho de Mercado?

como encontrar micro nicho de mercado

Um nicho de mercado ou “micro nicho” como costumamos chamar no marketing digital, é um segmento um pouco menor, visando um público alvo bem especifico, em outras palavras, um nicho de mercado é como se fosse um sub-nicho (micro nicho) dentro de um mercado maior.

Seguindo essa linha de raciocínio, vou exemplificar para você entender melhor o conceito de micro nicho (nichos de mercado):

Dentro do mercado gigantesco de Alimentação e nutrição, se você parar um pouco para pensar, vai perceber que esse mercado pode nos levar para centenas de segmentações e focos diferentes, portanto, ficaria muito difícil e trabalhoso atender o público desse mercado.

Um ótimo exemplo de um micro nicho de mercado dentro da área de alimentação e nutrição, seria criar um blog com receitas e dicas para pessoas com intolerância a lactose (fica a dica), esse seria um público bem específico.

Como Encontrar Micro Nichos de Mercado?

A grande sacada para encontrar micro nichos em potencial, seria subdividir o mercado principal, dessa forma é possível chegar até os nichos de mercado, veja esses exemplos:

  • Emagrecimento > Dietas > Dieta Dukan
  • Tecnologia> Mobile > Smartphones > MotoG4
  • Esportes > Futebol > Dietas e treinos para jogadores

Esses são apenas alguns exemplos de como é possível encontrar micro nichos de mercado para criar seu primeiro projeto online. Recomendo que escolha no mínimo 5 possíveis micro nichos para que você possa avaliar e decidir pelo melhor.

Além disso, existem outros passos que veremos mais adiante, para saber se é possível ganhar dinheiro com o micro nicho escolhido.

Meu Micro Nicho de Mercado é Lucrativo?

Depois de definir os possíveis micro nichos que deseja trabalhar, é hora de avaliar e descobrir se eles são ou não lucrativos. Mas antes de tudo, você precisa ter em mente, que para se ganhar dinheiro com blogs é preciso possuir tráfego, visitas em seu projeto.

Por isso, antes de começar a colocar a mão na massa, é preciso saber se o nicho de mercado escolhido possui uma boa quantidade de público alvo, pois você vai precisar atraí-los para seu projeto.

Uma ferramenta que utilizo bastante é o Planejador de Palavras Chaves do Google AdWords, com ele é possível ter uma média sobre quantas pessoas estão em busca de conteúdo dentro do seu micro nicho de mercado.

Eu tenho um vídeo postado no meu canal do YouTube (inscreva-se no meu canal), onde ensino passo a passo como utilizar o Planejador de Palavras Chaves, aproveite e assista:

Outra grande sacada é utilizar a própria busca do Google para encontrar alguns possíveis micro nichos, basta digitar o mercado ou algum termo relacionado acrescentando alguns modificadores como “para”,”de’, veja esse exemplo:

encontrar micro nicho de mercado

Tenho um Micro Nicho, Como Ganhar Dinheiro?

Outra grande questão é avaliar a forma de monetização, pois do que adianta ter micro nichos de mercado com grande volume de pessoas interessadas, se você não tem uma boa forma de ganhar dinheiro com esse projeto.

Nesse outro artigo, eu falo detalhadamente sobre os melhores programas de afiliados para se ganhar dinheiro com blog, por isso, antes de iniciar seu projeto, recomendo que leia.

Qual Micro Nicho de Mercado Devo Usar?

Não estou aqui para dizer em qual micro nicho você deve criar seu projeto, mas recomendo que você escolha nichos de mercado no qual você domina ou gosta bastante do assunto.

Pois você vai precisar dedicar algumas horas do seu dia para criar conteúdo sobre esse determinado assunto, caso você escolha algo que não goste nem um pouco, visando apenas a quantidade de buscas, o processo de criação de conteúdo pode ficar um pouco desgastante e não atingir o efeito esperado.

Por isso, comece por assuntos que você domina ou gosta bastante, seja esporte, hobby, saúde e etc, com certeza algum deles poderá ser bem lucrativo.

Encontrar Micro Nicho de Mercado Lucrativo Para Criar Um Blog
5 (100%) 3 votes

Sobre o autor | Website

Meu nome é Claudio Oliveira, sou carioca, casado, além disso, sou empreendedor e blogueiro profissional desde 2009. Nesse blog vou compartilhar tudo que aprendi e continuo aprendendo sobre empreendedorismo, marketing e técnicas de vendas online.

Cadastre Seu Melhor E-mail e Receba GRÁTIS Conteúdo Exclusivo e Dicas sobre TRABALHAR EM CASA pela Internet

Não se preocupe! Também odeio SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário