Se você presta serviços ou vende algum produto provavelmente já precisou emitir nota fiscal eletrônica, e nesse artigo, eu vou te ensinar passo a passo como emitir Nota Carioca como MEI e também como Pessoa Física.

O Nota Carioca é o sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas utilizado no RJ, assim como em São Paulo tem a Nota Paulista, na Bahia tem a Nota Baiana e assim por diante em outros estados, aqui no Rio de Janeiro utilizamos o Nota Carioca.

Além disso, é importante saber que os trâmites e procedimentos para emissão de NFE pode variar de acordo com o estado, ou seja, o processo de cadastramento e até a forma como se emite a nota fiscal eletrônica pode ser diferente dependendo da sua região.

Então se você pretende emitir nota fiscal eletrônica em outro estado, pode ser que o procedimento seja um pouco diferente, mas não seu preocupe, em breve estarei publicando mais artigos e vídeos ensinando a emissão de NFE para outros sistemas e estados.

Vídeo Aula Emitir Nota Carioca MEI e Pessoa Física

Vale ressaltar, que gravei uma vídeo aula no meu canal do YouTube ensinando passo a passo como emitir Nota Carioca como MEI e também como Pessoa Física, esse vídeo foi pra atender as dúvidas dos inscritos do canal e foi enviada pelo Heron Batista.

Se você ainda não conhece meu canal no YouTube, Clique Aqui Para Se Inscrever e acompanhar tudo que posto por lá, além disso, se você tem alguma dúvida pode usar os comentários e deixar sua sugestão de conteúdo por lá ok!

Então vamos para vídeo aula!

Passo a Passo Emitir Nota Carioca MEI e Pessoa Física

Para emitir Nota Carioca como MEI ou Pessoa Física, você deve acessar o site http://notacarioca.rio.gov.br, em seguida, basta clicar em “Cadastramento de Senha”, e escolher se você vai emitir Nota Carioca como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica.

emitir nota carioca microempreendedor individual

Em seguida, basta preencher todos os dados conforme é solicitado no formulário, no caso de pessoa física, caso os dados inseridos coincidam com os dados cadastrados na Prefeitura do RJ, a Senha Web é desbloqueada automaticamente, e dessa forma você já pode emitir Nota Carioca como Pessoa Física.

Agora se você é Pessoa Jurídica, o procedimento é um pouco diferente, pois após informar os dados e enviar a solicitação, você vai precisar imprimir a solicitação enviada, assinar, reconhecer firma desse documento e ir até a Prefeitura do RJ na data pré agendada que apareceu pra você na tela.

Lá na Prefeitura você vai assinar um documento e eles vão desbloquear a sua Senha Web, a partir desse momento você já vai poder acessar o sistema e emitir Nota Carioca como MEI (Pessoa Jurídica).

Vale ressaltar que no caso de Pessoa Física os dados não coincidam com a Prefeitura, também é necessário imprimir o documento, reconhecer firma e ir até a Prefeitura na data pré agendada.

O que achou desse artigo? Caso tenha alguma dúvida ou algo a acrescentar, deixe seu comentário abaixo, quero muito saber sua opinião sobre o assunto ok!

Sobre o Autor

Claudio Oliveira
Claudio Oliveira

Meu nome é Claudio Oliveira, sou Empreendedor, YouTuber e Blogueiro Profissional. Desde 2009 vivo exclusivamente da internet e quero te ajudar a fazer o mesmo.

5 Comentários

  1. Olá, Claudio, boa tarde.
    Gostaria de saber qual o limite máximo para emitir uma Nota Carioca como prestadora de serviços. Obrigada.

  2. Quando faço com o CNPJ para MEI, ele diz que tenho que fazer certificado digital, não abre a tela para imprimir e agendar.

  3. Isso eu já fiz, quero saber como preencher a nota em si, pois, ninguém ensina, só ensinam a se cadastrar como MEI e tirar CNPJ.
    QUERO EMITIR A NOTA.

    • Olá Wallace, em breve no canal vou publicar um vídeo rápido ensinando isso por lá ok. Só se inscrever lá no meu canal do YouTube beleza!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *