WordPress Claudio Oliveira

Como Configurar o Painel do WordPress? Configurações Básicas

Se você pretende criar um blog, eu recomendo fortemente que você utilize o WordPress.org, além de ser a plataforma mais utilizada no mundo, com ele você pode ter um projeto muito mais profissional devido aos recursos e ferramentas que a plataforma proporciona.

Num artigo anterior, eu mostrei como faço para instalar o WordPress na HostGator, que é o plano de hospedagem que utilizo atualmente.

Nesse artigo vou lhe mostrar quais são as configurações iniciais que faço no meu painel do WordPress, para que o mesmo esteja pronto para receber meu conteúdo e por consequência meus visitantes.

Configurando Painel do WordPress

Configurar corretamente o painel do WordPress é de extrema importância para o sucesso do seu projeto, basicamente nessa configuração inicial, vamos trabalhar apenas com a aba configurações ou settings caso seu painel ainda esteja em inglês, dentro dela vamos utilizar as opções “geral”, “leitura” e “links permanentes”, sendo essa última opção uma das mais importantes até mesmo em questões de SEO.

Configurações Gerais WordPress

Então vamos começar, abra o seu painel do WordPress e vá em settings (configurações) e vá no item general (geral), como exemplificado na imagem abaixo.

configurando painel do wordpress

Dentro dessa opção você vai alterar os seguintes campos e depois salvar.

  • Tagline ou Descrição – Aqui você irá adicionar uma pequena descrição sobre o conteúdo do seu blog, como se fosse o slogan do seu projeto.
  • WordPress Address (URL) ou Endereço do WordPress – Nesse campo eu sempre adiciono o www. entre as barras e o domínio do blog, no meu caso ficando assim (http://www.blogueiroempreendedor.com).
  • Site Address (URL) ou Endereço do Site – Nessa opção basta utilizar o mesmo critério que mostrei no item anterior.
  • Timezone ou Fuso Horário – Adicione o fuso horário da sua localização.
  • Data Format ou Formato de Data – Escolha o formato da data que irá aparecer no seu WordPress.
  • Time Format ou Formato de Hora – Escolha o formato da hora que irá aparecer no seu WordPress.
  • Week Starts On ou Semana Começa em – Coloque o primeiro dia da semana.
  • Site Language ou Idioma do Site – Nesse caso só escolher Português do Brasil para traduzir todo o painel do WordPress.

Configurações Links Permanentes WordPress

Na minha opinião essa é uma das configurações mais importantes do WordPress, os links permanentes podem impactar positivamente ou negativamente no posicionamento do seu site, por isso, configure essa opção com muita atenção.

Vale lembrar que se você já tem um blog no ar a um bom tempo e ainda não utiliza as configurações de links permanentes como vou descrever aqui, não faça nenhuma alteração, pois  provavelmente o Google já indexou os links do seu projeto e a mudança nessas configurações podem ocorrer na perda dessa indexação.

Vamos a configuração, visto que seu painel do WordPress já está em português do Brasil, vá até configurações > links permanentes e altere da seguinte forma:

Em configurações comuns, escolha a opção “Nome do post”, já na em opcional, insira a palavra “categoria” na base de categorias e “tag” na base de tags, ficando similar a imagem abaixo.

configuracoes-links-permanentes

Além disso, eu gravei um vídeo explicando passo a passo como faço essas e outras configurações básicas dentro do meu painel do WordPress, recomendo que assista e se inscreva no meu canal do YouTube para acompanhar os novos vídeos.

Qualquer dúvida ou sugestão deixe seu comentário logo abaixo!

Como Configurar o Painel do WordPress? Configurações Básicas
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Meu nome é Claudio Oliveira, sou carioca, casado, além disso, sou empreendedor e blogueiro profissional desde 2009. Nesse blog vou compartilhar tudo que aprendi e continuo aprendendo sobre empreendedorismo, marketing e técnicas de vendas online.

Cadastre Seu Melhor E-mail e Receba GRÁTIS Conteúdo Exclusivo e Dicas sobre TRABALHAR EM CASA pela Internet

Não se preocupe! Também odeio SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!