Mais Tráfego Claudio Oliveira

Técnicas de SEO para Blogs – Guia para Iniciantes

Para você que está começando no Marketing Digital, o termo SEO para blogs pode ser algo assustador, pode parecer um bicho de sete cabeças, mas acredite, é algo mais simples do que você imagina.

Quem trabalham com marketing digital, já está habituado com a maioria dos termos citados nesse artigo, mas os que estão iniciando ou apenas pesquisando sobre o assunto, pode achar o SEO para blogs algo muito complexo, confesso que quando iniciei em 2009 também achava o mesmo.

Porém, nesse pequeno guia para iniciantes, irei explicar o que é o tal do SEO para blogs e como aplica-lo em seu projeto, mesmo se você for iniciante e totalmente leigo no assunto.

O que Significa a Sigla de SEO?

A sigla SEO é uma abreviação do inglês para o termo Search Engine Optimization, que traduzindo significa Otimização para Motores de Busca, a empresa Multimedia Marketing Group foi a primeira a utilizar o termo Search Engine Optimization.

Qual o Objetivo do SEO para Blogs?

O SEO nada mais que um conjunto de técnicas e métodos aplicados a um determinado blog/site, com o objetivo de otimizar e melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca e dessa forma conseguir gerar mais tráfego.

Além disso, toda a otimização é baseada em uma ou mais palavras chaves relevantes ao conteúdo do site, dessa forma, quando essas palavras são procuradas nos motores de busca, como por exemplo no Google, os sites bem otimizados e com conteúdo de qualidade relevante serão listados primeiramente e por consequência receberão mais visitas.

exemplo-palavras-chaves-google

No exemplo acima eu pesquisei pela palavra chave dieta para emagrecer e esses foram os dois primeiros resultados. Observando que todas as pessoas que pesquisarem pela mesma palavra chave, irão visualizar o mesmo resultado.

Agora tente imaginar quantas pessoas pesquisam esse termo todos os dias no Google, imaginou? Agora imagine a quantidade de visitantes que esses sites podem receber apenas para essa palavra chave, com certeza um ótimo tráfego.

Como é Aplicado o SEO para Blogs

Antes de tudo, quero ressaltar que SEO é um conjunto de técnicas, e nesse artigo irei tratar apenas a aplicação básica de SEO para blogs, com o intuito principal de ajudar os que estão iniciando na internet.

Basicamente a aplicação de SEO básica, se dividem em duas partes , que são aplicações de SEO On-Page e de SEO Off-Page.

SEO On-Page

O SEO para blogs on-page trata-se de um otimização feitas dentro do seu site/blog, que envolve seu conteúdo e muitos outros fatores, veja a seguir alguns desses fatores:

  • É preciso definir uma palavra chave para cada um de seus posts e páginas;
  • A URL de seus posts e páginas deverá ser amigável e conter as palavras chaves corretas;
  • É necessário inserir a palavra chave no atributo alt de todas as imagens de posts e páginas do seu site/blog;
  • É recomendado otimizar o peso das imagens, para que as mesmas não atrasem o carregamento do site;
  • Os títulos dos seus posts e páginas deverão conter entre 40 e 70 caracteres, conter a palavra chave e dê preferência que a palavra chave esteja no inicio do titulo;
  • É essencial a utilização da tag h2 contendo a palavra chave, a headling tags.
  • É recomendado que seus posts e páginas possuam no mínimo 300 palavras ou mais;
  • A meta descrição dos posts e páginas devem possui até 160 caracteres e deve conter a palavra chave específica;
  • É recomendado que você utilize um tema (layout) leve, responsivo e também otimizado para os mecanismos de busca;

SEO Off-Page

Os fatores de SEO off-page se resumem no que conhecemos como backlinks. Os backlinks nada mais são que os links que apontam de outros sites para o seu site/blog.

Mas vale ressaltar que não são todos os links que vão ajudar no SEO off-page do seu site, muito mais do que quantidade, esses links precisam ser de qualidade, ou seja, precisam vir de bons sites, sites que tenham uma boa reputação no Google, que não tenham sido penalizados.

Outra fator sobre os backlinks, é que esses sites precisam ter um conteúdo correspondente ao seu, não faz sentido eu ter um site sobre emagrecimento e receber links de um site sobre educação financeira, além disso, é preciso utilizar o texto âncora de forma estratégica.

Os Plug-ins de SEO para Blogs WordPress

dicas de seo para blogs

O WordPress.org é sem dúvida alguma o CMS mais utilizado no mundo, existem outras plataformas muito boas para criar seu projeto, mas recomendo fortemente o uso do WordPress.

Se você utiliza ou vai utilizar o WordPress.org em seus projetos, já tem meio caminho andado no quesito estrutural de SEO do seu site, pois existem alguns plugins para WordPress que facilitam e muito a configuração do SEO para blogs em WordPress.

Eu utilizo e recomendo o WordPress SEO by Yoast, que é considerado não só por mim, mas por muitos webmaster e empreendedores digitais, como o melhor plugin de SEO para blogs em WordPress.

Além disso, uma alternativa bem interessante e que já testei por algum tempo é o All in one SEO Pack, o mesmo cumpre o que promete.

Leia Também: Plugins WordPress Indispensáveis para Blogs

Diferença de SEO para Blogs e Links Patrocinados?

Toda estratégia de SEO tem o intuito de melhorar o posicionamento do site/blog nos mecanismos de busca e assim conseguir atrair mais visitantes qualificados de forma gratuita.

As técnicas de SEO podem ser aplicadas para uma ou mais palavras chaves correspondentes dentro do mesmo site e assim posicionar vários artigos e páginas e com isso aumentar a quantidade de tráfego.

Já os links patrocinados são anúncios pagos onde você escolhe uma determinada palavra chave e compra um anúncio (pode ser link ou banner) para seu conteúdo.

Devemos levar em conta, que os resultados do SEO precisam de tempo e não são 100% garantidos, pois depende de fatores externos, já os links patrocinados poderão garantir os primeiros resultados de busca, caso você esteja disposto a pagar o preço para isto.

SEO X Conteúdo de Qualidade

A melhor forma para se conseguir um tráfego qualificado para o seu site é a qualidade dos conteúdos que você oferece para seus leitores. Por isso, nunca troque a relevância dos seus textos por uma estratégia de SEO.

O seu conteúdo é o que poderá transformar leitores em seguidores e em possíveis clientes, além de manter um bom engajamento e credibilidade com seu público.

Isso não significa que você não precisa utilizar nenhuma estratégia existente de SEO, mas que você deve priorizar a qualidade do conteúdo do seu blog.

Conclusão

Se você deseja fazer sucesso com seu blog, é necessário conhecer o básico sobre SEO e acima de tudo investir em conteúdo de qualidade, pois com certeza isso fará toda a diferença para seu projeto.

Espero que tenha gostado do conteúdo e não deixe de postar seu comentário.

Técnicas de SEO para Blogs – Guia para Iniciantes
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Meu nome é Claudio Oliveira, sou carioca, casado, além disso, sou empreendedor e blogueiro profissional desde 2009. Nesse blog vou compartilhar tudo que aprendi e continuo aprendendo sobre empreendedorismo, marketing e técnicas de vendas online.

Junte-se aos milhares de inscritos e receba GRATUITAMENTE dicas e conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital e Empreendedorismo!

Não se preocupe! Também odeio SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!