Empreendedorismo Claudio Oliveira

Quais Obrigações e Deveres Do MEI [Microempreendedor Individual]

Você sabe quais são as obrigações e deveres do MEI? Não? Se você já é ou está pretendendo se tornar um Microempreendedor Individual, e não sabe nada sobre esse assunto, acompanhe esse artigo até o final.

Vale lembrar que é muito importante que você não só conheças as obrigações e deveres do MEI, como também trabalhe para mantê-las em dia, afinal, o não cumprimento dos deveres pode lhe deixar de fora de alguns benefícios do MEI e lhe trazer problemas no futuro com a Receita Federal e também a Secretaria de Fazenda.

É Complicado Ser Um MEI?

obrigações deveres do mei

Ser um MEI é algo muito simples, o primeiro passo é formalizar o seu negócio, isso pode ser feito pela internet e eu ensino tudo no artigo “Como Formalizar Seu Negócio Como MEI“.

Depois de tudo formalizado, basta manter sua empresa em dia cumprindo as obrigações e deveres do MEI. Mas fica calmo, essas obrigações e deveres são processos bem simples de se fazer e eu explico tudo mais abaixo.

Quais São Os Deveres do MEI?

Basicamente, o MEI possui 3 obrigações que devem ser cumpridas para garantir não só os benefícios, como evitar problemas no futuro, afinal, o MEI é uma Pessoa Jurídica, ou seja, uma empresa, e como qualquer outra, é preciso manter seus deveres e obrigações em dia.

1. Pagar o Das Em Dia

Todo MEI deve pagar o DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) em dia, o mesmo vence todo dia 20 de cada mês. O boleto pode ser impresso pelo portal do empreendedor e pode ser pago pela internet, casas lotéricas, Caixa Econômica e Banco do Brasil.

2. Relatório Mensal Das Receitas

Todo mês até o dia 20, o MEI precisa preencher o relatório mensal das receitas brutas, o relatório pode ser preenchido manualmente ou ser feito pelo computador, ele deve conter as receitas obtidas no mês anterior. Baixe Aqui Um Modelo do Relatório!

Além disso, é necessário anexar ao relatório as notas fiscais recebidas por compra de produtos e serviços, como as notas fiscais emitidas.

3. Declaração Anual do Simples Nacional Para MEI

Além dos deveres citados acima, o MEI também precisa enviar a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual, essa declaração funciona como uma espécie de Imposto de Renda para MEI, onde será informado o valor da receita do ano anterior.

Todo MEI deve envia-la até o dia 20 de maio de cada ano, o envio pode ser feito pela internet, através do portal do empreendedor.

Conteúdo em Vídeo

Conclusão

Basicamente esses são os deveres de todo Microempreendedor Individual, como visto eles são bem simples de serem cumpridos, sendo assim, fica muito fácil manter seu negócio em dia e poder contar com os benefícios do MEI.

Então esse foi o artigo de hoje, me conte logo abaixo o que achou desse artigo, deixe-me saber sua opinião. Se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários também que lhe responderei o mais breve possível.

Quais Obrigações e Deveres Do MEI [Microempreendedor Individual]
Vote nesse post

Sobre o autor | Website

Meu nome é Claudio Oliveira, sou carioca, casado, além disso, sou empreendedor e blogueiro profissional desde 2009. Nesse blog vou compartilhar tudo que aprendi e continuo aprendendo sobre empreendedorismo, marketing e técnicas de vendas online.

Junte-se aos milhares de inscritos e receba GRATUITAMENTE dicas e conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital e Empreendedorismo!

Não se preocupe! Também odeio SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!