Mais Tráfego Claudio Oliveira

Como Gerar Mais Tráfego para Seu Blog – 10 Dicas Eficazes

O tráfego para seu blog/site é como o oxigênio para nosso corpo, sem ele nada irá funcionar, por isso é muito importante está sempre investindo em maneiras de gerar mais tráfego para seu negócio online, embora o tráfego orgânico (vindo de pesquisa no Google) seja um dos mais qualificados, não é recomendado ficar dependente apenas dele.

Eu sei que gerar mais tráfego de qualidade não é uma tarefa muito fácil, mas é possível sim, basta apenas utilizar as ferramentas certas e de forma correta. Por isso conheça alguns pontos que se usados de forma correta poderão gerar mais tráfego para o seu site.

Descubra oportunidades de gerar mais tráfego com o Google AdWords

Existem diversas ferramentas que facilitam o nosso trabalho como blogueiro, mas existem outras que considero essenciais (quase que obrigatórias) para qualquer tipo de autor e criador de conteúdo, e uma delas é o planejador de palavras chaves do Google AdWords, entenda porquê:

O planejador de palavras chaves do Google AdWords é uma excelente ferramenta para descobrir o que realmente as pessoas pesquisam na internet, . Com ele é possível saber a quantidade de buscas para uma determinada palavra chave e ainda é possível identificar alguns termos relacionados a sua pesquisa.

No exemplo abaixo, eu fiz uma pesquisa sobre vestido para festa, e ele me mostrou que em média essa palavra chave é pesquisada no Google cerca de 6.600 vezes por mês. Mais abaixo a ferramenta me deu algumas palavras chaves relacionadas com o assunto e o número de pesquisas mensais, repare que vestido de festa tem cerca de 60.500 buscas mensais, uma quantidade muito boa.

Se eu tivesse algum projeto nesse nicho, criar um artigo otimizado baseado nessa palavra chave seria uma excelente estratégia, além do artigo, poderia gravar um vídeo com uma dica e atrair público do Google e do YouTube para dentro do meu site.

planejador-de-palavras-chaves

Template Otimizado em SEO e Conversão

Um template ou tema para blog vai muito além da estética do seu projeto, além da necessidade de um belo visual, o template precisa ser otimizado em SEO e conversão, além de ser responsivo (otimizado para dispositivos móveis).

Cada dia que passa as pessoas estão cada vez mais conectadas através de dispositivos mobile, pensando nisso, recentemente o Google fez algumas mudanças no seu algoritmo, priorizando sites e blogs com template limpo e principalmente responsivo.

Agora imagine ter todo o trabalho de escolher o nicho, montar uma estratégia, planeja-la, criar conteúdo de qualidade e ter tudo isso jogado fora por causa do template do seu site?

Se você usa o WordPress, existem uma infinidade de templates gratuitos e responsivos que podem ser utilizados em seu projeto, um template gratuito que usei por bastante tempo em alguns projetos é o template Point, embora tenha um visual bem simples, ele possui alguns recursos de configuração excelente, e o mais importante, é otimizado e responsivo.

Agora se você precisa de um visual mais elegante, sem abrir mão da otimização em SEO e conversão, eu recomendo o template que utilizo nesse e em outros projetos, o template Centive Avante, na minha opinião ele é sem dúvida o melhor template premium para o WordPress.

Ele foi totalmente construido com o foco em SEO e conversões, com o Centive Avante você vai oferecer a melhor experiência para seus visitantes, além de ter suas chances aumentadas para aparecer no topo do Google. Além disso, você conta com uma infinidade de vídeo aulas que ensinam passo a passo como configurar seu template para aproveitar o máximo dos recursos oferecidos por ele.

Não importa se você utiliza um template gratuito ou premium, o importante é priorizar a otimização e oferecer a melhor experiência possível para seu visitante.

Escreva Conteúdo de Qualidade

gerar mais tráfego com conteúdo de qualidade

Para quem esta iniciando no marketing digital, escrever conteúdo otimizado e de qualidade pode ser algo realmente complicado, pois existem algumas técnicas que precisam ser utilizadas na hora de escrever seus posts.

É essencial que você aprenda a criar conteúdo de qualidade, pois é a qualidade do seu conteúdo que vai definir a ação do seu visitante, ou seja, ou ele sai do seu site e não volta mais, ou ele fica encantado com o conteúdo que acabou de consumir e passa a seguir você e seu site, voltando outras vezes e podendo se tornar um possível cliente.

Para que seu projeto tenha sucesso, você precisa aprender a criar conteúdo de qualidade que encante seus clientes, por isso, quero te apresentar a TextMachine, um curso incrível para Copywriter criado pelo Victor Palandi que é especialista na criação de conteúdo de qualidade otimizado em SEO e conversão de vendas.

Use E-mail Marketing em seus Negócios

Criar uma lista de e-mail é sem dúvida uma excelente estratégia, além de não precisar ficar dependendo apenas de anúncios ou tráfego orgânico, você consegue manter um contato direto com seu leitor, o que facilita na hora de leva-lo novamente ao seu site ou efetuar uma venda.

Para trabalhar com e-mail marketing, primeiramente você precisa definir uma estratégia, ou seja, qual será o objetivo com aquela lista de e-mail em questão, o objetivo pode ser divulgar os novos artigos do seu blog, vender um produto, divulgar sua marca, aumentar sua base de clientes e ect.

O segundo passo é escolher a ferramenta de e-mail marketing que você irá utilizar, a maioria das ferramentas de e-mail marketing são pagas e não são muito baratas.

Uma solução para isso é utilizar o e-mail marketing da E-goi, ele possui um plano gratuito para até 5001 contatos, painel em português e não possui limites de envios, o que já é suficiente para trabalhar sua estratégia de e-mail, eu uso e recomendo fortemente o E-goi.

Nesse vídeo eu ensino passo a passo como criar sua conta gratuita no E-goi.

Agora se você é um iniciante em e-mail marketing e esta encontrando dificuldades em utilizar a ferramenta e até mesmo em montar sua estratégia para alavancar suas vendas, recomendo o treinamento da Graciela, ela se especializou no E-goi e criou um treinamento onde ensina passo a passo como criar uma estratégia e utilizar o plano gratuito do E-goi para vender mais na internet.

Otimize as Imagens dos seus Posts

As imagens dentro dos seus posts são fundamentais para ilustrar o tipo de conteúdo e quebrar um pouco a tensão visual que o leitor tem na hora que esta lendo o conteúdo, principalmente para textos mais extensos. As imagens no posts vão além da estética, elas também tem um papel importante no SEO, ou seja, elas precisam ser otimizadas.

  • Tags Alt e Title

Embora o Google seja inteligente, ele ainda não consegue ler as imagens apelas pelo visual, por isso, é necessário utilizar as tags “alt” e “title” nas suas imagens, pois elas vão ajudar o Google a identificar do que se trata a sua imagem para poder ranqueá-las no Google Imagens.

No WordPress é muito simples adicionar as tags alt e title nas imagens, depois de inserir a imagem, basta editar para ser mostrada as opções, em seguida preencha os campos correspondente as tags.

inserir-tag-alt-e-title-no-wordpress

Peso das Imagens

Outro fator importante na otimização das imagens, é o peso que elas possuem, ou seja, o espaço em disco que elas ocupam. Imagens pesadas tendem a deixar o carregamento do blog mais lento, o que pode prejudicar seu projeto, já que a velocidade no carregamento das páginas é um dos fatores de ranqueamento do Google.

Para esse tipo de otimização você pode usar vários recursos, na maioria das vezes eu costumo usar editores de imagem como Photoshop ou Photoscape, mas também existe ferramentas online para otimizar imagens, eu utilizo e recomendo a Kraken.io, um serviço gratuito e online.

Use Guest Posts

Devido ao crescimento do marketing digital, conseguir sites de qualidade que aceitam Guest Posts nos dias de hoje é uma raridade, afinal, todos estão buscando o mesmo objetivo, que é chegar ao topo do Google e gerar mais tráfego para seu negócio. Mas não custa tentar, ainda existem bons sites que aceitam guest posts.

Uma excelente alternativa são os gerenciadores de conteúdo, quando usados de forma correta, podem trazer excelentes resultados.

Use as Redes Sociais

gerar mais tráfego com redes sociais

Estar presente nas redes sociais é requisito obrigatório de todo empreendedor ou empresa que deseja conquistar visitantes e novos clientes. Já parou para pensar quantos novos artistas iniciaram sua carreira através das redes sociais, seja através de um vídeo que viralizou no Facebook, ou um vídeo postado no YouTube.

Esse crescimento constante das mídias sociais fez com que as empresas enxergassem as redes sociais como forma de ampliar sua marca e seus negócios, e você como empreendedor não pode ficar de fora.

Atualmente contamos com mídias sociais de peso como Facebook, Google +, Instagram, Twitter, LinkedIn e muitas outras. Cada uma trabalha de forma diferente, por isso, é recomendado que você pesquise em qual delas se encontra o público interessado no seu conteúdo, e avalie para montar sua estratégia de marketing social.

Anúncios Pagos

Por último, mas não menos importante estão os anúncios pagos, também conhecido como tráfego pago. Utilizar tráfego pago tem sido uma estratégia bastante utilizada por empreendedores e empresas, com objetivos variados, que vai desde alavancar uma marca, como aumentar o número de vendas de um determinado produto ou serviço.

Você também pode anunciar seu negócio, seja um post, uma página de captura com o objetivo de criar lista de e-mail, ou até mesmo divulgar um produto como afiliado, para isso, você pode anunciar no Facebook Ads, Google AdWords, Twitter Ads, Instagram Ads, Bing Ads e muitas outras fontes de tráfego pago.

Conclusão

Existem inúmeras formas de gerar mais tráfego para seu site, basta pegar as dicas e aplica-las em seu negócio. Espero que tenha gostado dessas dicas, qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário.

Como Gerar Mais Tráfego para Seu Blog – 10 Dicas Eficazes
Vote nesse post

Sobre o autor | Website

Meu nome é Claudio Oliveira, sou carioca, casado, além disso, sou empreendedor e blogueiro profissional desde 2009. Nesse blog vou compartilhar tudo que aprendi e continuo aprendendo sobre empreendedorismo, marketing e técnicas de vendas online.

Junte-se aos milhares de inscritos e receba GRATUITAMENTE dicas e conteúdos exclusivos sobre Marketing Digital e Empreendedorismo!

Não se preocupe! Também odeio SPAM

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!